DARTH VADER: O VILÃO QUE JÁ FOI HERÓI

O que há diferente em Darth Vader?

 

Entre Cristo e o Anti-Cristo: Anakin Skywalker ou Darth Vader...


Nem um, nem outro...Darth Vader, o bandido da saga Star Wars, não é um vilão qualquer: Darth Vader já foi super-herói! E isso faz a gente pensar: Por que um mocinho tão poderoso se tornou bandido? 

Anakin Skywalker é um garoto superdotado de poderes especiais: um número anormalmente elevado de midi-chlorians (uma medida do potencial da Força). Ainda jovem projetava androides e era campeão de corrida em naves espaciais. Facilmente Anakin se tornou um mestre Jedi... Mas, o que fez Anakin ir para o Lado Negro da Força?

Anakin, enquanto criança, foi escravo e na juventude presenciou a morte da mãe, o que o revoltou... Depois, teve um relacionamento amoroso com a senadora Padmé Amidala com quem se casou e após premonições quanto a morte de sua esposa no parto de seus filhos, o que aconteceu, se deixou levar pelo ódio.

A história de Anakin Skywalker nos remete à outro romance épico da literatura universal: Faust, um poema trágico do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Baseado em uma lenda medieval, revela a decadência do espírito humano que se deixa seduzir pelo mal. Fausto possui todas as ciências do mundo, mas revela-se insatisfeito com o conhecimento que já tem. Fausto buscando ser mais sábio e de melhor aparência, faz um pacto com o Demônio, encarnado na figura de Mefistófeles.  Mesmo tendo feito o acordo, Fausto ainda deseja mais. Certo dia caminhando em uma rua, ele vê a bela Margarida, uma jovem de apenas 14 anos. Apaixona-se imediatamente, e pede a Mefistófeles que o ajude a conquistar para ele.

Aí está a semelhança com Anakin, que ao invés de confiar em Deus, se entrega para o Lado Negro da Força na tentativa de salvar sua amada. Desobediência e falta de confiança em Deus, o que nos remete também à história bíblica de Adão e Eva...

Então, assim, Anakin também é expulso do paraíso e se torna o super-vilão Darth Vader, chefe da Estrela da Morte. Todavia, o amor é mais forte, e ao fim da saga, Darth Vader se redime, resgatado pelo seu  filho: Luck Skywalker. Darth Vader volta a ser Anakin.

Diferença entre bandido e vilão:

O bandido é totalmente mal, é povo de Satanás, não fica tocado pelo amor... não fica em duvida, não cai em tentação, pois ele é a própria aversão ao Amor de Deus. Ou seja, o bandido é o próprio Anti-Cristo... 

Já o vilão é um pecador que precisa ser redimido pelo amor divino, esse tem salvação. Ele se deixa levar pelo mal, mas não é inteiramente mal, possui a centelha do amor cristão! O vilão é o bandido que está no Calvário junto com Cristo e no último instante aceita Jesus. Faz coisas erradas, mas protege o seu povo, cumpre palavra empenhada e não deseja destruir o mundo!

Sendo fruto do pecado original, tem tanto bondade quanto maldade em seu DNA, o tempo todo, cabe à ele, e só a ele, decidir entre a Força ou Lado Negro da Força! 

Fim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA