Postagens

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Imagem
+ sobre inteligência artificial... Já existe? Já!

Imaginem num futuro próximo o córtex cerebral do ser humano ligado à uma Cloud Computing? Bom, aqui usei expressões que talvez vocês não entendam, então vamos esclarecer:

Primeiro: O que é córtex cerebral?
O córtex cerebral compreende à parte mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios é o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. O córtex humano tem 2-4 mm de espessura, com uma área de 0,22 m² (se fosse disposto num plano) e desempenha um papel central em funções complexas do cérebro como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção

Segundo: O que é Cloud Computing? 
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser …

Qual a diferença entre inteligência e sabedoria?

Imagem
Inteligência é científico, sabedoria é cultural!
"E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim,mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá". Genesis 2:16-17

Foi inteligente o ato de Adão e Eva desobedecer a Deus e comer da árvore do conhecimento do bem e do mal? Não, não foi um ato inteligente, pois as consequências disso não foram boas, nem para Adão e nem para Eva.

Mas, foi sábio? Se nós entendermos sabedoria como conhecimento, eis que Adão e Eva ganhou o direito de vivenciar a experiência do bem e do mal... Antes disso, a vida de Adão e Eva era sempre boa no Jardim do Éden...

Daí por diante, o primeiro casal da humanidade passou a `saber` sobre a morte, a guerra, a paixão (seja paixão de amor, ou paixão de ódio),  conheceu através de Caim todos os pecados capitais, mas também conheceu por meio de Abel, a fé, a fidelidade, a compaixão, e o amor fraterno. 

A partir d…

Eu gostei,... e você, entendeu?

Imagem
Black Mirror: Uma série que concilia sarcasmo, humor negro, tecnologia e futurismo! 


Uma série de ficção com altas doses de sarcasmo e humor negro, Black Mirror também agrada pela irreverência futurística, trazendo para o telespectador opções de tecnologias avançadas para a nossa época. 

As narrativas são permeadas por dramas pessoais bizarros como bullying, autodepreciação e deboche. Os episódios são trabalhos autônomos (não seguem uma sequência de enredo), que geralmente se passam em um presente alternativo ou em um futuro próximo.  

O roteirista da trama, Charlie Brooker, explicou a abertura da série  para o jornal The Guardian: "Se tecnologia é uma droga — e parece ser uma droga — então quais são, precisamente, os efeitos colaterais?" Esta área — entre prazer e desconforto — é onde Black Mirror, minha nova série dramática, se passa. O "espelho negro" da abertura é o espelho que você encontrará em cada parede, em cada mesa, na palma de cada mão: a tela fria e…

EDUCAÇÃO: QI, QE, QS

Imagem
Inteligência é dom de Deus!

Bem, há tempos venho escrevinhando aqui nesse blog sobre o tema <<inteligência>>, já falei sobre inteligência artificial (que pode avolumar o índice QI), já escrevi sobre sabedoria (que é um tipo de inteligência conhecida como QS), já falei sobre resiliência (também conhecida como QE)...

Mas, o que são esses tais QI (coeficiente de inteligência), QE (coeficiente emocional) e QS (coeficiente espiritual)? Vamos pesquisar na internet? Então, bora lá...

Mas, espera lá...tem muita coisa, por isso vou resumir para vocês: o Q significa (coeficiente) e o que é isso? Isso é um índice, um número padrão que usamos para medir a inteligência, no caso do I, inteligência racional ... O QE é o índice que mede a inteligência emocional, e o QS é sabedoria, mas ligada à espiritualidade. 

Exemplificando, uma determinada pessoa nasce com a capacidade de aprender a ler, escrever e fazer cálculos matemáticos.. Algumas pessoas aprendem mais rápido (essas tem um QI mais el…

DARTH VADER: O VILÃO QUE JÁ FOI HERÓI

Imagem
O que há diferente em Darth Vader?

Nem um, nem outro...Darth Vader, o bandido da saga Star Wars, não é um vilão qualquer: Darth Vader já foi super-herói! E isso faz a gente pensar: Por que um mocinho tão poderoso se tornou bandido? 

Anakin Skywalker é um garoto superdotado de poderes especiais: um número anormalmente elevado de midi-chlorians (uma medida do potencial da Força). Ainda jovem projetava androides e era campeão de corrida em naves espaciais. Facilmente Anakin se tornou um mestre Jedi... Mas, o que fez Anakin ir para o Lado Negro da Força?

Anakin, enquanto criança, foi escravo e na juventude presenciou a morte da mãe, o que o revoltou... Depois, teve um relacionamento amoroso com a senadora Padmé Amidala com quem se casou e após premonições quanto a morte de sua esposa no parto de seus filhos, o que aconteceu, se deixou levar pelo ódio.

A história de Anakin Skywalker nos remete à outro romance épico da literatura universal: Faust, um poema trágico do escritor alemão Johann Wolf…

Vilões e bandidos, saiba a diferença!

Imagem
Qual a diferença entre vilão e bandido? 
Muita gente acha que é a mesma coisa, mas não é... O bandido é contra tudo e contra todos, se o mundo explodir junto com ele, melhor! É um homem-bomba, não suporta a felicidade de ninguém... É o tipo de psicopata que luta pela guerra mundial, não tem valores morais, nem éticos, não cumpre acordos, não tem palavra... Hitler e Mussolini são exemplos clássicos de bandidos...



O vilão é diferente, ele luta contra determinado grupo social, mas cuida do seu povo... Não tem moral, mas costuma ser ético, cumpre acordos, tem palavra! Alguns até já foram mocinhos... Fazem guerra uns contra outros, mas não deseja destruir o mundo!

Agora, vou tirar da ficção alguns exemplos de vilões: Darth Vader, que já foi mocinho e se redimiu no final... Capitão Jack Sparrow é um pirata vilão, vilão porque pirata é ladrão, mas a gente torce por ele...




Alguns homens da máfia italiana, tidos como os homens maus da máfia, são vilões, porém outros mafiosos, como Batman, são verd…

CIÊNCIA APLICADA!

Imagem
A física do quantum e seus portais!

A física do quantum é a física de elementos iguais e menores do que o átomo.  Quantum palavra em latim, significa quantidade. Então:

Física quântica é um ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos que acontecem com as partículas atômicas e subatômicas, ou seja, que são iguais ou menores que os átomos, como os elétrons, os prótons, as moléculas e os fótons, por exemplo.
Todavia, essas partículas atômicas e subatômicas também obedecem as leis da física clássica,como a gravidade, a lei da inércia, ação e reação e etc.
Conhecida também por mecânica quântica, esse estudo da física moderna surgiu no início do século XX. O físico Max Planck (1858 – 1947) foi um dos pioneiros a teorizar os seus princípios básicos, Planck foi o responsável, por exemplo, pela criação da “constante de Planck” (E = h.v).
Todavia , foi Albert Einstein, o criador da Teoria da Relatividade, que batizou a equação de Planck de quantum pela primeira vez. Quântico é uma …